quarta-feira, 13 de abril de 2011

Livro de fotografias dos Beatles chega ao Brasil



Os fãs brasileiros de Beatles já estavam felizes com o segundo ano consecutivo de Paul McCartney no País. Agora, eles vão ganhar também o livro de fotos 'Um Dia na Vida dos Beatles', de 1968. Produzido pelo fotógrafo britânico Don McCullin, o projeto acaba de chegar ao Brasil, pela editora Cosac Naify.
Tudo começou com uma ideia da própria banda, enquanto rolava a criação daquele que ficaria conhecido como 'White Album' (The Beatles), criado na Índia após 8 meses de trabalho em estúdio. O grupo passava por um momento difícil, época em que Yoko Ono participava cada vez mais ativamente da vida da banda e surgiam os primeiros problemas com a gravadora Apple.
Foi aí que Paul, John, Ringo e George resolveram fazer uma foto nova para a capa da revista 'Life' e convidaram o fotógrafo de guerra. O objetivo era que o olhar dele fosse diferenciado de todos os outros profissionais com quem o grupo já havia trabalhado. O trabalho foi feito em diferentes locações na cidade de Londres.
"Fotografando os Beatles eu acabei me curando de todo sentimento de inferioridade que talvez tivesse tido anos antes, mas jamais consegui me sentir muito confortável ao fotografar gente famosa. E não dá para imaginar alguém mais famoso do que aqueles quatro", escreve o autor em sua obra. 
Talvez o complexo de inferioridade de McCullin tenha acabado já no primeiro telefonema, quando o próprio Paul ligou pessoalmente para o profissional, que acabava de chegar do Vietnã, oferecendo 200 libras para passar o dia com a banda. O trabalho foi editado somente no fim do ano passado, na Europa, resultando em 144 páginas que vão custar R$ 69. 
Assista a um vídeo de bastidores das fotos:








Bjs Taisa Souza'

Nenhum comentário:

Postar um comentário