terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma lenda faz aniversário!

John Lennon – Imagine


Imagine que não há paraíso

É fácil se você tentar

Nenhum inferno abaixo de nós

Acima de nós apenas o céu

Imagine todas as pessoas

Vivendo para o hoje

Imagine não existir países

Não é difícil de fazê-lo

Nada pelo que matar ou morrer

E nenhuma religião também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz

Você pode dizer

Que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia

Você se junte a nós

E o mundo, então, será como um só

Imagine não existir posses

Pergunto-me se você consegue

Sem necessidade de ganância ou fome

Uma irmandade de homens

Imagine todas as pessoas

Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer

Que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Espero que um dia

Você se juntará a nós

E o mundo, então, será como um só...


E é com essa música que posto minha primeira parcela de contribuição no Blog!


A morte de Lennon, em dezembro de 1980, choca o mundo pela violência com que acontece, quando o psicopata Mark Chapman assassina a figura que tanto admira, como fazem aqueles que doentiamente destroem o objeto da paixão. Era o fim do músico e o começo do mito, um herói segundo o modelo que a Grécia nos legou. Assim como outras personalidades que entrariam para a História − Marilyn Monroe, James Dean, a Princesa Diana −, John Lennon deixou a vida de forma prematura e trágica, imortalizando-se como eternamente jovem, no imaginário daqueles que o cultuam.

Bem que o músico poderia ser hoje um saudável setentão. Pensar em como viveria é celebrá-lo como a grande lenda em que se transformou: teríamos um álbum por ano? Inúmeros concertos ao redor do globo

Um revival com os sobreviventes dos Beatles? John estaria magro, em forma, com os cabelos ainda longos? Ainda casado com Yoko?

Por falar nela…

Em uma entrevista concedida ao jornal inglês Daily Mirror neste fim de semana, a viúva crê que o marido vibraria com as inúmeras possibilidades de comunicação trazidas pela Internet. Yoko garantiu: Lennon defenderia a paz por meio de blogs, e teria, com certeza, um twitter. Alguma coisa como: proteste contra a política externa dos Estados Unidos em 140 caracteres. Será?

Para os fãs mais apaixonados, difícil imaginá-lo sem a aura mitológica. Mas pode ser que Lennon se estivesse cansado e, por consequência, afastado da roda viva musical. Recusaria todas as propostas de shows ou participações em programas de tevê. Talvez se sentisse esgotado e entediado. E seria um dos poucos ídolos a nunca ter-se sentado no sofá da Oprah...

A verdade é que quase trinta anos após a fatídica noite em frente ao Dakota Building, John Lennon permanece vivo na música que deixou. As celebrações dos 70 anos presentearam os fãs com o relançamento de oito álbuns do compositor e cantor e lhe renderam homenagens por todo o mundo. Em Liverpool, os shows que começaram neste fim de semana seguem até 8 de dezembro, data da morte de Lennon.

Tão forte quando o seu legado na música é a força da imaginação de pessoas do mundo inteiro, que ao se lembrarem do beatle mais famoso e mais polêmico, tomaram neste 9 de outubro um minuto para pensar: “Imagine como estaria hoje o John Lennon setentão”…

E vocês devem se perguntar: "PORQUE HOJE? Em pleno dia das crianças, ele faria aniversário dia 9 e não dia 12" É que John Lennon fez parte da infância de muitas pessoas, como nossos pais por exemplo.

Então, aqui está nossa singela homenagem a este ícone da música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário