domingo, 10 de outubro de 2010

Verdades sobre o Orkut.

Olá Geração Cajuvita!

Meu primeiro post aqui. Ebaaa! =D. Hoje vou prestar um serviço público à todos aqueles que entram em comunidades de recadastramento de Orkut, ou enviam correntes de: “Repasse essa mensagem ou em 48 horas seu Orkut será apagado”. Hoje estarei esclarecendo pra vocês o que realmente acontece com o Google, e especificamente com o Orkut no Brasil, e provarei pra vocês que todas essas comunidades e mensagens são falsas. =D

Quinta feira passada, eu estava lendo o Diário de Pernambuco, jornal bastante popular aqui no estado, e como bom nerd que sou, não pude deixar de ler todas as páginas do caderno de informática. E lá, encontrei o que realmente acontece com o Orkut, e que eu poderia utilizar como argumento aqui no blog para mostrar pra vocês que todas essas ladainhas envolvendo Orkut é mentira. Então, na íntegra, a matéria do Diário de Pernambuco pra vocês. Comentários no fim do post. =D

Diário de Pernambuco (06/10/2010) ~> Clique aqui para acessar a matéria no site do Jornal.

Será o fim do Orkut? 
Os boatos são muitos. Em blogs espalhados pela internet até datas são sugeridas para o último dia de vida da rede social mais popular no Brasil, o Orkut. O site, que tem 85 milhões de usuários no mundo, sendo Brasil e Índia os grandes participantes, poderia estar ameaçado pela Justiça brasileira. Mesmo enfrentando diversos processos, por meio de sua assessoria de imprensa, o Google, dono do site, afirmou que nada disso é verdade e que a empresa continua investindo e apostando no crescimento da rede. 

As batalhas judiciais enfrentadas pelo Google por causa do Orkut têm sido o alvo das especulações. De um lado, a Justiça Federal, pedindo a quebra de sigilo de comunidades e perfis criminosos no Orkut; do outro, a filial do Google, afirmando que não tem acesso aos dados, que ficam guardados na matriz, na Califórnia. Os boatos, porém, não surgiram do nada. 

Em agosto, o Ministério Público Federal colocou o Google contra a parede. A Procuradoria da República no Estado de São Paulo ajuizou uma ação civil para que aJustiça Federal do estado obrigue o Google a cumprir as ordens de quebra de sigilo, cobrando multa diária de R$ 200 mil para cada dia em que a ordem não for cumprida e R$ 130 milhões de indenização pelos danos morais coletivos causados em razão da desobediência às determinações judiciais. 

O alvo da justiça são as comunidades e os perfis criminosos. Um dos pontos que justifica a ação contra o provedor é o processo pelo qual a denúncia passa: primeiro, a promotoria reporta casos de abusos realizados no site, em seguida, essas denúncias são submetidas à administração do site que verifica se a página fere a política de utilização do Orkut. Por fim, decide se deleta ou não o perfil ou comunidade. Do ponto de vista da promotoria, o Google age como se estivesse acima da legislação.


Estão vendo? Não existe recadastramento, exclusão de perfil que não enviarem a mensagem cheia de erros de português, muito menos orkut pago. Muito pelo contrário, a Google luta para termos o nosso Orkut livre de quebras de sigilo. Ah, e falando em quebra de sigilo. Aquela história de que um código da Google vazou, e que esse código libera todas as senhas do Orkut... Também é mentira. Até porque a Google não tem posse das nossas senhas. =)

Espero ter ajudado, e também espero que essas mensagens não cheguem JAMAIS na minha página de recados. Se tem uma coisa que eu odeio é corrente.
E essa comunidade? Daqui a uns dias vai estar com um nome tão escroto, que quem entrou vai ter vergonha pro resto da vida. =D #RealidadeEmCristo

Abraços amigotes! E visitem meu blog clicando aqui. Tem postagem no gatilho por lá. =D

2 comentários: