sexta-feira, 13 de maio de 2011

Você sabe o significado da sexta-feira 13?

Muitos se cagam ou se mijam de medo nesta data, mas segundo minhas pesquisas mentais 90% da população não sabe o significado da sexta 13... E você, sabe?

A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a páscoa.
Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Enfim, com sorte ou azar, essa é mais uma data para os baladeiros comemorarem. Mas como eu não sou baladeiro, se me derem licença...

...Irei acender minha vela preta, botar o bom e velho Marilyn Manson na vitrola, ler meu livro recém-comprado A Estrada da Noite e tomar meus bons drinques!!

Bjs amargos, Geison XOXO

Um comentário:

  1. hahahahha.. pooxa, nao sabia naoo! interessante! to seguindo o blog de vcs ja..

    segue? http://andreakopper.blogspot.com

    beeijo, valeuu..

    ResponderExcluir